domingo, 11 de novembro de 2012

Trabalho Interdisciplinar


A Igualdade Social é Importante
 A igualdade social é importante. Ainda mais num país como o Brasil que ainda se encontra desorientado socialmente. E o nosso maior problema na distribuição de renda está ligado principalmente à distribuição de terras, assim como na maioria dos países. E não há pobre trabalhador, por mais trabalhador que seja que consiga vencer uma gorda herança.

É sem a igualdade social que os ricos cada vez ficam mais ricos sustentados pelas classes média e baixa que veem na sua frente um muro de desigualdade nos imposos e na exclusão social que as impedem de avançar, e os filhos desses ricos receberão a fortuna e seguirão assim, enquanto quem está por baixo continuará a lutar por uma vida inteira. E os vencedores? Herdeiros são vencedores? Todos os ricos são vencedores, trabalhadores que ralaram muito para chegar aonde chegaram?

Claro que essa visão é um tanto quanto aterradora mente radical, então podemos melhorar o aspecto da coisa dizendo o seguinte: como o servente de pedreiro ainda é só um servente e o médico um homem altamente estudado que gastou anos da sua vida se profissionalizando, ele pode ganhar mais do que o servente sim, mas não deve assumir o posto de pessoa melhor e mais privilegiada do que o servente. E o que faz com que aconteçam essas diferenças é a falsa meritocracia presente no mundo capitalista. Por isso, para resolver esse problema entra a social democracia – a verdadeira, não a falsificados que partidos liberais e neoliberais disfarçados tentam implantar –, mas disso podemos falar em outro texto.

Há pessoas extremamente desinformadas que interpretam a igualdade social como sendo uma força que obriga todos a se comportarem e terem ideias semelhantes. Não, é muito longe disso. A igualdade social funciona de modo a permitir que pessoas diferentes tenham os mesmos direitos de todos, chagando ao que chamamos de inclusão social. É o fim da discriminação das pessoas.

Já com a desigualdade social, existe, muito mais na classe média do que nas outras, um medo subconsciente de cair de posição social. Se A é tido socialmente como melhor do que B, o B será alvo da insegurança do A que tentará se impor sempre sobre ele. Mas mesmo que os impertinentes cegos doutrinados da extrema direita não queiram, caminhamos atualmente para uma nova sociedade, uma sociedade igualitária. Pode não dar certo, o resultado pode ser canhestro ou tosco, mas o caminho da igualdade social é o que estamos percorrendo. Estamos percorrendo porque é vontade da população. É um censo de justiça intrínseco e faz parte da evolução. No Brasil, felizmente a nossa “pirâmide social” já não é mais um triângulo e sim um losango. Por enquanto estamos indo bem, embora necessitemos ainda de muita luta afinal o fascismo monetário continua bem vivo e por cima.

Alunas: 
Amanda Gomes nº 02
Bianca Gomes nº 04
Bruna Sarmento  nº 05
Larissa Gomes  nº 25
Ulissandra Oliveira  nº 36




Nenhum comentário:

Postar um comentário