domingo, 11 de novembro de 2012

Trabalho Interdisciplinar



NOMES: Bruna S. de Abreu      Nº: 07    SÉRIE/TURMA: 2ºC
                 Layza Carla                 Nº:23    SÉRIE/TURMA:   2ºC 
                 Giovanna Manfredo   Nº: 44    SÉRIE/TURMA: 2ºA 
                 Nayara Lorrayne        Nº: 32     SÉRIE/TURMA: 2ºA 
                 Raiana T. Sousa          Nº: 34     SÉRIE/TURMA: 2ºA 

TEMA: Rock Nacional MÚSICA: Que país é esse? (regravação da banda Capital Inicial) 

ROCK NACIONAL

“O Rock faz crítica; crítica ao sistema brasileiro; crítica às falhas do governo; crítica à sociedade; crítica ao que é bom; crítica ao que é ruim. O rock diz o que o povo quer dizer, e nos ajuda a perguntar: que país é esse?”

               O Rock é uma manifestação cultural que tem como objetivo promover o ponto de vista do artista a respeito da política, da sociedade e das coisas da vida. É um meio de criticar algo, através da música e da arte, fazendo com que a população identifique suas próprias opiniões nas letras das músicas.
               Bandas de rock estão fazendo o tempo todo, manifestações através de suas músicas e clipes, demonstrando assim, sua indignação a respeito de diversos temas. Vários protestos são feitos através de eventos que utilizam esse estilo musical como o principal veículo de manifestação.
                Foi com a música crítica que muitas bandas fizeram e ainda fazem sucesso entre os jovens, como é o exemplo da grandiosa banda Legião Urbana. 
             Envolvido em temas e causas sociais, o movimento rock n’roll sempre foi símbolo de uma juventude atrás de mudanças. Para muitos músicos, a canção não deve falar de coisas banais, mas sim, explorar letras na tentativa de mudar a realidade cruel em que grande parte do mundo vive, é buscar através da música a liberdade para a humanidade. O rock é um estilo musical com referência ideológica.
             Bandas atuais e de caráter revolucionário demonstram o quanto a música ainda é um forte instrumento de manifestação contra o avanço do desenvolvimento desordenado no planeta, autoritarismo e intolerância.
                No dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock onde fãs do mundo todo demonstram sua paixão por esse maravilhoso estilo musical.
               Hoje o estilo rock é símbolo de boa música, roupas bem originais, drogas e protesto. Não importa em qual subgênero do rock a pessoa se encaixa, todos têm em comum a paixão pela música que revolucionou toda uma geração.

HISTÓRIA DO ROCK

            O Rock surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música, ele unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo dançante, caiu rapidamente no gosto popular.
              Ao chegar em terras brasileiras, devido ao pouco conhecimento dos jovens sobre o novo ritmo, aos instrumentos e até mesmo à falta de espaço social para a juventude, o rock and roll foi absorvido inicialmente pelas orquestras de jazz, e pelos cantores tradicionais, responsáveis pelos primeiros hits do novo gênero.
           O primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.
              Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como: Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional : Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.

O rock é muito mais do que um tipo de música: ele se tornou uma maneira de ser, uma ótica da realidade, uma forma de comportamento. O rock ´é´ e ´se define´ pelo seu público. Que, por não ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma polimorfia (...)Mais polimorfo ainda porque seu mercado básico, o jovem, é dominado pelo sentimento da busca que dificulta o alcance ao porto da definição ( e da estagnação...) (CHACON, 1985, p. 18-19)



Nenhum comentário:

Postar um comentário