quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Para amanhã:
--> matemática - prova
--> filosofia - ele vai olhar os cadernos

-----------------------------------------------------------
--> História
PORTFÓLIO 3º BIMESTRE
AV6 (Independência do Brasil): questões do livro.
AV7: Resumo sobre a Revolução Industrial (exceto o 2ºD).
Prova Intermediária.
Estudo Dirigido: Período Regencial.
AV8 (Império): questões do livro.

--> Biologia
*Lembrando que o guia pode ser impresso ou copiado no caderno

GUIA DE ESTUDO- MOLUSCOS, ANELÍDEOS, ARTRÓPODES E EQUINODERMOS
Bom dia, Boa tarde, Boa noite!!!!
Este guia de estudo deve ser impresso, copiado ou xerocado. Se impresso ou xerocado, colá-lo no caderno de Biologia. Esta semana estarei olhando as atividades deste bimestre.
Estudem para as provas. Lembrem-se: Estamos na reta final. Beijos!!

1- Quais são os 3 principais grupos (classes) de moluscos? Dê exemplos de cada um.
R.: Os bivalves, que têm conchas de duas peças (valvas), como as ostras e os mariscos; os cefalópodos com concha (Nautilus) e os sem concha (os polvos); os gastrópodos, com concha de peça úncia, em espiral, por exemplo, os caracóis e os caramujos.

2- Qual é a organização básica do corpo dos moluscos?
R.: O corpo dos moluscos tem basicamente cabeça, pé e massa viceral

3- Nos moluscos, qual é o tipo de nutrição compatível com a presença de uma rádula? Justifique.
R.: A rádula, presente em lesmas, caracóis e caramujos, é órgão de função raladora, usada para raspar os órgãos vegetais, seus alimentos.

4- A pérola, tão apreciada como ornamento em anéis, colares e brincos, é produzida por alguns lamelibrânquios (bivalvos) quando um corpo estranho, como um grão de areia ou um parasita, penetra em seu corpo.
Responda:
a) Qual é a parte do corpo do animal que secreta a pérola?
R.: A pérola é secretada pelo manto

b) Qual é finalidade dessa secreção para os lamelibrânquios?
R.: É uma estrutura protetora, que isola corpos estranhos.

c) Indique o filo onde estão incluídos os lamelibrânquios ou bivalvos.
R.: Filo Moluscos

d) Dê exemplos de outros animais do mesmo filo, mas que não sejam lamelibrânquios ou bivalvos.
R.: Lesmas, polvos, lulas, caracóis não são bivalvos

5- As brânquias dos cefalópodos (polvos e lulas) são os ctenídios, em forma de penas, com ramificações de grande superfície para uma eficiente troca de gases. Que líquidos devem, então, banhar as faces externa e interna desses ctenídios?
R.: As brânquias são banhadas externamente pela água do ambiente e internamente pelo sangue, possibilitando a difusão dos gases respiratórios entre esses dois líquidos.

6- Por que se fala em endoesqueleto nos equinodermos e quais são os seus componentes?
R.: O esqueleto de placas calc´[arias dos equinodermos fica sob a epiderme, ou seja, é interno (por isso fala-se em endoesqueleto)

7- Nos anelídeos, o celoma, com o seu líquido, funciona como um esqueleto hidrostático. E nos equinodermos?
R.: Nos equinodermos, o líquido celomático facilita o transporte e a troca de substâncias entre os órgãos e destes com o ambiente.

8- O que há de especial no processo de digestão das estrelas-do-mar?
R.: As estrelas-do-mar fazem digestão extraintestinal (extracorporal)

9- Como se apresenta a simetria nas larvas e nos adultos dos equinodermos?
R.: Nos equinodermos, as larvas tem simetria bilateral e os adultos, simetria radial.

10- O que são os pés ambulacrários e como essas estruturas se distendem e se retraem?
R.: Os pés ambulacrários são estruturas que se movimentam pela pressão interna da água, que varia pela ação de pequenos músculos especiais.

11- Os gastrópodos, como por exemplo os caracóis e as lesmas, são monóicos, de fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Explique esses termos, relacionados à sua reprodução.
R.: Animais monóicos são hermafroditas, pois tem gônadas masculina e feminina. Por fecundação cruzada, eles trocam espermatozóides, que ambos produzem, e, após a fecundação dos óvulos, depositam ovos. O desenvolvimento é direto, pois não há larvas.

12- Quais são as características comuns a todos os artrópodes?
R.: Os artrópodos têm extremidades articuladas e exoesqueleto de quitina.

13- Que diferenças fundamentais existem entre um inseto e um aracnídeo?
R.: Insetos são antenados e hexápodos (6 patas), e aracnídeos são quelicerados, com quatro pares de patas.

14- Indique dois aspectos distintos que ressaltem a importância econômica dos insetos.
R.: Os insetos são economicamente importantes pela polinização de muitas plantas cultivadas e pela produção de seda, cera e mel.

15- Nos insetos, o sistema respiratório está desvinculado do sistema circulatório.
a) Como é esse sistema respiratório?
R.: O sistema respiratório dos insetos é traqueal, composto de finos e longos canalículos ramificados, que levam diretamente o oxigênio para o interior dos tecidos.

b) Qual é a função do sistema circulatório nesses organismos?
R.: O sistema circulatório transporta outras substâncias, por exemplo, nutrientes, hormônios, excretas etc.

16- Quais são as duas principais evidências que reforçam a hipótese do parentesco evolutivo entre anelídeos e artrópodes?
R.: Anelídeos e artrópodes têm em comum celoma, segmentação e cadeia nervosa ganglionar ventral

17- Acariciando um cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.
a) A que classes pertencem a pulga e o carrapato?
R.: A pulga é um inseto, e o carrapato, um ácaro

b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.
R.: A pulga tem cabeça, tórax, abdome e três pares de patas (classe insecta); já o carrapato tem cefalotórax, abdome e quatro pares de patas (classe aracnida ou quelicerados).

18- Que animal deve ter maior número de enzimas digestivas, uma minhoca ou uma sanguessuga? Justifique.
R.: A minhoca deve ter maior número de enzimas, pois seus alimentos são de diversas origens, especialmente os resíduos vegetais, com muita celulose. As sanguessugas só se alimentam de sangue, composto de substâncias simples que são absorvidas diretamente e outras de fácil digestão.

19- Após fortes e prolongadas chuvas, podemos encontrar muitas minhocas na superfície do solo. Sabendo-se que a água é relativamente pobre em oxigênio dissolvido, procure uma explicação para o fato.
R.: As minhocas quando mergulhadas em água têm menor disponibilidade de oxigênio para a respiração cutânea e, por isso, migram para a superfície do solo para obter esse gás diretamente do ar atmosférico.

20- O que é o chamado esqueleto hidrostático dos anelídeos e como ele funciona?
R.: O esqueleto hidrostático dos anelídeos é representado pelo líquido celomático e pela musculatura da parede corpora, que pode pressioná-lo, garantindo boa resistência ao longo de todo o corpo.

21- O que significa sistema circulatório fechado?
R.: O sistema circulatório fechado apresenta redes capilares contínuas que atravessam os tecidos corporais.

22- Quais são as desvantagens de um sistema digestório incompleto? O que representa, em termos de aperfeiçoamento, a existência de um sistema digestório completo, de mão única?
R.: No sistema digestório incompleto, os alimentos já digeridos e os não digeridos misturam-se e os resíduos são deslocados em sentido inverso, sendo eliminados pela boca. No sistema digestório completo, o processo de digestão é sequencial, em sentido único, boca - ânus (é, portanto, mais simples e eficiente).

23- O que é o húmus de minhoca e por que ele é tão usado em hortas e pomares?
R.: O húmus é a massa de resíduos da digestão misturada à terra ingerida, que a minhoca expele na forma de fezes escuras, finamente granulada. É muito utilizado em hortas e pomares porque é rico em minerais.

--> Português
Conteúdo PROVÂO

Crase - pag 508 à 511 (Livro Antigo)
Acentuação - pag 442 à 443 (Livro Antigo)
Romantismo, naturalismo e realismo (27 paginas do Livro novo)*Dar atenção ao Raul Pompeia "O ateneu"

Tchau&Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário